INOVA

6/recent/ticker-posts

Economia brasileira cresce 1,1% em 2019, diz IBGE

País registrou PIB de R$ 7,3 trilhões no ano, resultado que foi impulsionado pelo crescimento dos setores de agropecuária, indústria e serviços

A economia brasileira cresceu 1,1% em 2019. Este é o resultado do PIB (Produto Interno Bruto), apresentado nesta quarta-feira (4) no Sistema de Contas Nacionais Trimestrais, pesquisa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). 

Apesar do crescimento, o resultado do PIB foi inferior ao registrado em 2017 e 2018, com taxa de 1,3% em ambos. 

O PIB totalizou R$ 7,3 trilhões no ano, com altas no crescimento da agropecuária (1,3%), na indústria (0,5%) e serviços (1,3%). 


A taxa de investimento em 2019 foi de 15,4% do PIB, acima do observado em 2018 (15,2%). Já a taxa de poupança recuou, passando de 12,4% em 2018 para 12,2% em 2019.  


A coordenadora das Contas Nacionais do IBGE, Rebeca Palis, afirma que resultado ainda não recuperou perdas de anos anteriores. Em 2015, a economia encolheu 3,5% e, em 2016, 3,3%. 


“São três anos de resultados positivos, mas o PIB ainda não anulou a queda de 2015 e 2016 e está no mesmo patamar do terceiro trimestre de 2013. A maior contribuição para o avanço do PIB vem do consumo das famílias, que cresceu 1,8%. Pelo lado da oferta, o destaque foi o setor de serviços, que representa dois terços da economia”, afirma Palis. 

 

Destaques positivos


Com apenas 5% do cálculo do PIB, as maiores influências no setor agropecuário foram lavouras como milho, algodão, laranja e feijão. No sentido contrários, os setores com maior encolhimento no ano foram em culturas de café, arroz, soja e cana. 

A pecuária foi influenciada positivamente pelo estreitamento da relação comercial com a China, principalmente por causa da peste suína no país asiático.

O setor de serviços foi puxado por atividades de informação e comunicação, atividades imobiliárias, comércio, outras atividades de serviços, atividades financeiras, de seguros e serviços relacionados e transporte, armazenagem e correio. 

Na indústria, o bom desempenho se deve ao crescimento na atividade de eletricidade e gás, água, esgoto, atividades de gestão de resíduos, puxada pelo crescimento de 1,6% na construção. Já o destaque negativo ocorreu em indústrias extrativas. 

“A indústria teve um comportamento diferente em relação a 2018, puxada pelo crescimento na construção, após cinco anos de desempenho negativo. Já a indústria de transformação, que havia crescido mais em 2018, ficou estagnada em 2019”, afirma Palis.


Por: Redação/R7

Postar um comentário

1 Comentários

  1. If you're trying to lose pounds then you certainly need to jump on this totally brand new personalized keto plan.

    To produce this keto diet service, certified nutritionists, fitness trainers, and professional chefs have united to develop keto meal plans that are efficient, painless, economically-efficient, and fun.

    Since their grand opening in 2019, 1000's of clients have already transformed their body and health with the benefits a great keto plan can provide.

    Speaking of benefits: clicking this link, you'll discover 8 scientifically-proven ones given by the keto plan.

    ResponderExcluir