Pesquisa
da Confederação Nacional da Indústria (CNI) mostra que a perda do poder de
compra já atingiu quatro em cada dez brasileiros desde o início da pandemia. Do
total de entrevistados, 23% perderam totalmente a renda e 17% tiveram redução
no ganho mensal, atingindo o percentual de 40%.
Quase metade dos trabalhadores (48%) tem medo grande de
perder o emprego. Somado ao percentual daqueles que têm medo médio (19%) ou
pequeno (10%), o índice chega a 77% de pessoas que estão no mercado de trabalho
e têm medo de perder o emprego. De modo geral, nove em cada dez entrevistados
consideram grandes os impactos da pandemia de coronavírus na economia
brasileira.
A pesquisa mostra também que o impacto na renda e o medo
do desemprego levaram 77% dos consumidores a reduzir, durante o período de
isolamento social, o consumo de pelo menos um de 15 produtos testados. Ou seja,
de cada quatro brasileiros, três reduziram seus gastos. Apenas 23% dos
entrevistados não reduziram em nada suas compras, na comparação com o hábito anterior
ao período da pandemia.
Questionada sobre como pretende se comportar no futuro, a
maioria dos brasileiros planeja manter no período pós-pandemia o nível de
consumo adotado durante o isolamento, sendo que os percentuais variam de 50% a
72% dos entrevistados, dependendo do produto. Essa tendência, segundo a CNI,
pode indicar que as pessoas não estão dispostas a retomar o mesmo patamar de
compras que tinham antes.
Apenas 1% dos entrevistados respondeu que vai aumentar o
consumo de todos os 15 itens testados pela pesquisa após o fim do isolamento
social. Para 46%, a pretensão é aumentar o consumo de até cinco produtos; 8%
vão aumentar o consumo de seis a dez produtos; e 2% de 11 a 14 produtos. Para
44% dos entrevistados, não haverá aumento no consumo de nenhum dos itens.
Redação/Agência Brasil
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