INOVA

6/recent/ticker-posts

A síndrome histórica de rejeição à reeleição de prefeitos em Juazeiro do Norte

Arnon Bezerra será o quarto prefeito a tentar uma reeleição em Juazeiro do Norte: até agora nenhum conseguiu.

Mauro Sampaio, Carlos Cruz, Manoel Santana e Arnon Bezerra
(Arnon será o quarto a tentar uma reeleição consecutiva)
Foto: arquivo Inova News

O prefeito Arnon Bezerra, que viu antigos aliados se integrarem a candidaturas oposicionistas, tem mais um grande desafio pela frente nessa sua tentativa de reeleição. Vencer um histórico de derrotas de todos os gestores municipais que tentaram, mais não conseguiram reeleição.


A partir da vigência da Emenda Constitucional Nº16, de 04 de junho de 1997, que permitiu aos chefes do executivo concorrerem a um segundo mandato consecutivo, os gestores do Município de Juazeiro do Norte, nunca conseguiram esse feito.


Durante esse período, três prefeitos tentaram a reeleição, Mauro Sampaio, Carlos Cruz e Manoel Santana, todos derrotados.


Nesse mesmo período, Raimundo Macêdo – Raimundão – em duas oportunidades não conseguiu, sequer, se lançar candidato a um novo mandato.


Eleito em 1996 a Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte, o então Deputado Federal, Mauro Sampaio, filiado ao PDT, assumiu o cargo em 1997 e, em 2000 concorreu a um novo mandato, porém, foi derrotado por Carlos Cruz (PFL), antigo aliado.


Carlos Cruz, a exemplo de Mouro, em 2004 tentou reeleger-se para um segundo mandato, mas foi derrotado por Raimundo Macêdo (PSDB). Raimundo Macêdo assumiu prefeitura em 2005, se projetando com uma boa administração.


Em 2008, Raimundão ensaiou um segundo mandato, mais foi traído, dentro do próprio PSDB. Depois de uma manobra de aliados da prefeitura, perdeu a indicação para concorrer à reeleição, para o então deputado Federal, Manoel Salviano (PSDB).


Revoltado, e com a chave do cofre, Raimundão se vingou de Salviano e passou a trabalhar para o candidato do PT, Manoel Santana, que acabou vencendo a eleição. 


Santana e Raimundão tiveram uma curta “lua de mel” e, em pouco tempo, romperam e se enfrentaram nas ruas, nas eleições de 2012. Candidato à reeleição, e com uma administração abaixo do esperado pela maioria dos eleitores de Juazeiro, Manoel Santana foi derrotado.


Raimundão volta a prefeitura, mais não edita a boa gestão que fez no seu primeiro mandato. Com uma administração desastrosa e marcada pelas denúncias de corrupção e má gestão do dinheiro público, não conseguiu, sequer, terminar o seu mandato que se estenderia até o dia 31 de dezembro de 2016.


Arnon Bezerra (PTB), elegeu-se prefeito no ano de 2016 assumindo a prefeitura no ano seguinte.


Apesar de estar fazendo uma administração razoável, Arnon tem constantes problemas na sua administração, principalmente com o Ministério Público Estadual e Polícia Federal que investigam atos de improbidade relacionados, principalmente, as pastas da saúde e da educação.


Com a candidatura de Arnon Bezerra, a um possível segundo mandato consecutivo, caberá as unas dizer se o tabu da reeleição, em Juazeiro do Norte, será quebrado ou mantido.


   Por: Inova News   

 


Postar um comentário

0 Comentários