INOVA

6/recent/ticker-posts

Direção do PT orienta candidatos a pedirem anulação da condenação de Lula na TV

Alguns candidatos escondem a cor vermelha para evitar referência ao partido

Foto Reprodução


A direção nacional do PT orientou os candidatos do partido na eleição municipal deste ano a defenderem, no horário eleitoral do próximo dia 27, a anulação da condenação do ex presidente Lula pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no caso do tríplex do Guarujá. Nessa data, o líder petista completa 75 anos.

 

“Orientamos a pautar nossa propaganda eleitoral gratuita no rádio e na TV neste dia com homenagem a Lula, com a mensagem #AnulaSTF, pela recuperação de plenos direitos políticos para Lula. Essa deve ser uma bandeira de todos os democratas no país”, afirma o comunicado distribuído na terça-feira e assinado pela presidente da legenda, Gleisi Hoffmann, e pelo diretor de comunicação, Markus Sokol.


Lula aguarda que a segunda turma do STF julgue um habeas corpus em que seus advogados apontam suspeição do então juiz Sergio Moro na ação sobre o tríplex do Guarujá.


Essa condenação, já referendada pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) e pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), fez com que o petista fosse impedido de disputar a eleição presidencial de 2018 e o levou a cumprir pena em prisão por um ano e oito meses em Curitiba.

 

Sem referências

 

A orientação pode, porém, colidir com as estratégias locais dos candidatos, principalmente os que estão bem colocados nas pesquisas.

Candidata esconde o vermelho do PT


Alguns deles têm evitado referências ao partido na propaganda eleitoral. São os casos, por exemplo, de Major Denice, candidata em Salvador, e João Coser, que disputa a prefeitura de Vitória.

Denice tenta crescer nas pesquisas em uma disputa que é liderada pelo atual vice-prefeito, Bruno Soares (DEM). As cores e o símbolo do PT não têm aparecido na campanha. Lula fez a sua estreia na campanha televisa ontem.


Candidato troca o vermelho (PT) pelo verde


Já Coser é o candidato petista em capitais melhor posicionado em pesquisas. Ele divide a primeira posição com Gandini(Cidadania).

O programa do petista usa um fundo azul, e até o número 13 que aparece na tela é laranja em vez do tradicional vermelho.

De acordo com Markus Sokol, o comunicado da direção sobre a comemoração do aniversário de Lula foi enviado para os diretórios estaduais e para as coordenações das campanhas.

Algumas campanhas consultadas disseram que ainda discutirão nos próximos dias se seguirão a orientação de levar a defesa da liberdade de Lula ao horário eleitoral. Um candidato ouvido afirmou não estar sabendo do comunicado.

— Fica a critério do candidato. Muitos deles têm coalização. Mas nós gostaríamos que fosse lembrado o aniversário do Lula, 75 anos não é todo dia — diz Sokol.

O diretor de comunicação do PT reconhece que algumas campanhas têm se desvinculado do partido.

— Tem muita influência de marqueteiro. O Lula é um grande cabo eleitoral; em algumas cidades mais em outras menos, mas é.

Ao deixar a prisão em novembro do ano passado, Lula defendeu que o PT tivesse o maior número possível de candidaturas nas grandes cidades do país. Na estratégia definida pelo ex-presidente, a campanha municipal é vista como uma chance de o partido se defender das acusações que enfrentou nos últimos anos e assim melhorar a sua imagem perante os eleitores.


Por: Inova New/Extra

Postar um comentário

0 Comentários