INOVA

6/recent/ticker-posts

Bolsonaro enviará avião, nesta 2ª, para resgatar brasileiros e levar donativos para Ucrânia

A aeronave da FAB vai partir da Base Aérea de Brasília. O destino final é Varsóvia, capital da Polônia, onde os cidadãos brasileiros devem embarcar na quarta-feira (9)

 

 

Imagem: Força Aérea Brasileira

Está marcado para 15h desta segunda-feira (7) o embarque do avião da Força Aérea Brasileira (FAB) que vai resgatar brasileiros que fugiram da guerra na Ucrânia.

A aeronave modelo KC-390 Millennium vai levar 11,6 toneladas de ajuda humanitária para o país europeu. São alimentos, purificadores de água e medicamentos provenientes de doações. 

O avião vai partir da Base Aérea de Brasília. O destino final é Varsóvia, capital da Polônia, onde os cidadãos brasileiros devem embarcar conforme definições do Ministério das Relações Exteriores (MRE). 

Com a assistência da Embaixada do Brasil em Varsóvia, a doação brasileira seguirá da capital polonesa para seu destino final, na Ucrânia. 

O pouso na capital polonesa está previsto para quarta-feira (9) e os brasileiros repatriados devem chegar ao Brasil na quinta-feira (10).

A aeronave tem capacidade para trazer 72 passageiros, mas só 62 se inscreveram junto às autoridades brasileiras no leste europeu para embarcar. Muitos brasileiros que moravam na Ucrânia preferiram ficar em território europeu. Por outro lado, 14 informaram ao Itamaraty que vão continuar na Ucrânia, por motivos diversos.

No sábado (26.fev), a FAB havia anunciado que 2 aviões da corporação estavam disponíveis para o “possível transporte de brasileiros evacuados da Ucrânia”. A preparação dos aviões foi uma orientação dos ministérios da Defesa e das Relações Exteriores, a pedido da Presidência.


Por: Inova News

Postar um comentário

0 Comentários