Além de Teodoro Silva Santos, o desembargador Afrânio Vilela, do TJMG.
O desembargador Teodoro Silva
Santos, do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE), é um dos dois novos
ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Seu nome foi escolhido nesta
quarta-feira (6), pelo presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, para
compor a maior Corte do Poder Judiciário
O magistrado cearense era o único nome fora da Região Sudeste que participou da disputa. Com ampla experiência na área da Justiça, visto que foi advogado, promotor de Justiça, procurador de Justiça, até ser nomeado desembargador e depois corregedor-geral de Justiça do TJCE. Em todos estes cargos, Teodoro foi escolhido por meritocracia.
A outra vaga ficou com o desembargador Afrânio Vilela,
de Minas Gerais. A informação foi antecipada pelo Jornal O Globo.
Os dois
magistrados integravam uma lista com quatro nomes elaborada pela Corte no
último dia 23 de agosto.
Natural de
Juazeiro do Norte, Teodoro Silva é desembargador do Trihunal de Justiça do Ceará
e ganhou o apoio massivo de políticos da região nos últimos dias. Também era o
único negro a concorrer ao cargo. Segundo a reportagem do Jornal O Globo, o
nome de Teodoro contou com a defesa do ministro da Educação, Camilo Santana, e
do governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT).
Como integrante do Ministério Público do Ceará (MPCE), atuou em várias comarcas, com 12 promotorias no total. Atualmente, ocupa um dos cargos mais importantes do Poder Judiciário cearense, pois em 26 de abril de 2011 foi nomeado desembargador do TJCE, onde ainda exerce suas funções, sendo presidente da 1ª Câmara de Direito Público.
Também foi representante do Nordeste na Comissão Legislativa e de Articulação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), além de autor de diversos artigos e publicações, sendo que em março do ano passado lançou o livro intitulado: ‘O Juiz das Garantias sob a óptica do Estado Democrático de Direito: A adequação ao Ordenamento Jurídico Brasileiro’, em concorrida cerimônia realizada no Iate Clube de Fortaleza.
E em junho deste ano, Teodoro Santos compôs a Mesa de Honra na Sessão Solene da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, em comemoração aos 50 anos da Universidade de Fortaleza (Unifor), instituição de ensino superior onde se formou, fez pós-graduação, mestrado, doutorado e é professor de Processo Penal. E foi um dos homenageados, pois tem 40 anos de relacionamento com a Unifor.
Outro ministro
Desembargador Afrânio Vilela, do TJMG |
Além de Teodoro, também integraram a relação de desembargadores candidatos às duas vagas do STJ os desembargadores Carlos Von Adamek, do TJSP e apoiado pelo ministro do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli; José Afrânio Vilela, do TJMG, e Elton Leme, do TJRJ.
Após uma análise iniciada ainda em agosto, depois do envio da lista quádrupla ao Palácio do Planalto, Lula tomou sua decisão. Além de Teodoro Silva Santos, o desembargador Afrânio Vilela, do TJMG, apoiado pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, foi também escolhido.
No total, 57 desembargadores de todo o Brasil, se candidataram para a disputa dos dois postos que estavam disponíveis. As duas vagas no STJ foram abertas após a aposentadoria do ministro Jorge Mussi e a morte do ministro Paulo de Tarso Sanseverino.
Por: Inova
News
0 Comentários