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Cagece e TJCE firmam parceria para facilitar a solução de casos por meio da conciliação

As ocorrências serão registradas nos sistemas do Poder Judiciário e da Cagece e analisados pelas equipes jurídicas, com prazo máximo de 30 dias.


Assinatura do termo de parceria/ Foto GC-Cagece


Na última quinta-feira (11), a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) e o Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) assinaram termo de cooperação para que casos envolvendo a companhia sejam solucionados antes de se transformarem em processos judiciais, por meio da conciliação. As reclamações pré-processuais deverão ser cadastradas por meio de formulário online que será divulgado pelos órgãos envolvidos.

As ocorrências serão registradas nos sistemas do Poder Judiciário e da Cagece e analisados pelas equipes jurídicas, com prazo máximo de 30 dias. Para negociação dos casos, serão feitos atendimentos presenciais ou por videoconferência e, caso seja necessário, será agendada audiência de conciliação. Os acordos firmados serão homologados pelo TJCE.




O Diretor de Engenharia e Presidente em exercício da Cagece, José Carlos Asfor, explica que o objetivo do projeto é alcançar as resoluções de demandas de forma consensual, com o objetivo de mitigar conflitos sem ter a necessidade de judicialização. José Carlos defende ainda que o projeto beneficia “principalmente a sociedade, por estar se proporcionando um canal mais célere e mais rápido para que todos os nossos clientes possam resolver algo de forma próxima à companhia. Todos ganham, mas principalmente a sociedade”.

O projeto será fiscalizado, auditado e supervisionado através do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Conflitos (Nupemec), do TJCE. A Supervisora do Nupemec, Desembargadora Vanja Fontenele Pontes, destaca a facilidade que os clientes terão.

“O consumidor poderá através da tecnologia, com o celular ou computador, acionar o Poder Judiciário. São serviços variados que podem ser acessados e o consumidor, usuário da Cagece, poderá ter o seu problema solucionado nesse prazo”, explica a gestora do termo.

Saiba mais

Para as demandas registradas por meio da parceria, a Cagece se compromete a viabilizar a suspensão do corte de água e esgoto ou o restabelecimento no fornecimento; além da suspensão de cobrança, juros e multa, no prazo de até 72 horas corridas.

Essas medidas devem ser mantidas enquanto durar a análise da reclamação pela companhia, em até 30 dias. As regras não se aplicarão de imediato aos casos em que o consumidor já tenha mais de 60 dias em atraso, ou que o corte do fornecimento já ocorreu há mais de 60 dias. Nesses casos, a Cagece avaliará a possibilidade de suspensão da cobrança, de corte e processamento da demanda pela via pré-processual, bem como prosseguir com o pedido.


      Por: Inova News      

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