INOVA

6/recent/ticker-posts

TRE-CE condena candidato Fernando Santana por abuso de poder político em Juazeiro do Norte

A decisão foi tomada pelo juiz Gustavo Henrique Cardoso Cavalcante, da 28ª Zona Eleitoral

Reprodução 

Na última segunda-feira (09), o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) decidiu condenar Fernando Matos Santana, candidato à prefeitura de Juazeiro do Norte, por abuso de poder político durante sua campanha eleitoral.

A decisão foi motivada por uma representação apresentada pela coligação “Juazeiro no Rumo Certo”, que acusou Santana e sua equipe de utilizarem indevidamente promessas de programas sociais ligados ao apoio do governador do Ceará, Elmano de Freitas, para ganhar vantagem nas eleições.



Segundo a denúncia, Fernando Santana teria usado sua propaganda eleitoral para prometer a criação de um programa de emprego para jovens, o “Bolsa Jovem Juazeiro”, que dependeria de repasses do governo estadual. A promessa foi reforçada por Elmano de Freitas durante a campanha, garantindo que os recursos estaduais necessários seriam disponibilizados, caso Santana fosse eleito.

O juiz Gustavo Henrique Cardoso Cavalcante, da 28ª Zona Eleitoral, destacou na decisão que a prática representou um evidente desequilíbrio no processo eleitoral, caracterizando abuso de poder político.

“O compromisso pessoal do governador com a criação de cinco mil estágios/empregos, ao dar sua palavra que disponibilizará os recursos necessários, gera insofismável desequilíbrio em relação às demais candidatas e candidatos”, argumentou o magistrado.

A sentença determina que Fernando Santana, sua candidata a vice-prefeita, Maricele Gonçalves de Macêdo, e o governador Elmano de Freitas se abstenham de fazer qualquer menção ao programa “Bolsa Jovem Juazeiro” em suas campanhas ou em qualquer meio de comunicação. Em caso de descumprimento, foi fixada uma multa diária de R$ 3.000,00.




A decisão reforça o papel da Justiça Eleitoral em assegurar a igualdade de condições entre todos os candidatos, evitando o uso de recursos públicos ou de cargos políticos para beneficiar candidatos específicos.

Por: Inova News 

Postar um comentário

0 Comentários