Avaliação negativa do Governo Lula aumenta, diz pesquisa Datafolha

A gestão petista vive o seu pior momento desde dezembro de 2023

 

Foto: Ricardo Stuckert

Uma pesquisa realizada pelo instituto Datafolha, divulgada nesta terça-feira (17 de dezembro de 2024), revelou que 35% dos brasileiros avaliam o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como “bom” ou “ótimo”. Por outro lado, 34% dos entrevistados consideraram a gestão atual “ruim” ou “péssima”. Outros 29% classificaram o governo como regular, enquanto 1% dos entrevistados disseram não saber opinar.

Comparação com o Governo Bolsonaro

Os números apresentados pela pesquisa mostram que a popularidade do atual governo é inferior à registrada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) ao final de seu mandato em 2022. Na época, um levantamento feito pelo mesmo instituto entre os dias 19 e 20 de dezembro de 2022 indicou que 39% da população avaliavam o governo de Bolsonaro como “bom” ou “ótimo”. Já os que consideraram a gestão “ruim” ou “péssima” corresponderam a 37%.




Contexto dos Dados

A pesquisa evidencia uma divisão entre os eleitores brasileiros em relação à avaliação do governo Lula. A redução nas taxas de aprovação em comparação com o governo anterior pode refletir os desafios enfrentados pelo atual presidente em áreas como economia, saúde e segurança, além das expectativas dos governantes quanto às promessas de campanha.

Especialistas destacam que, em um cenário polarizado como o atual, a previsão e a desaprovação de governos podem estar mais associadas a alinhamentos políticos e ideológicos do que exclusivamente ao desempenho em políticas públicas.

Melhor e pior resultado

aprovação de Lula está concentrada entre as mulheres, pessoas que estudaram ensino fundamental, com renda de até dois salários mínimos e católicos. O petista tem a menor taxa de ruim ou péssimo numericamente entre os pretos e pobres.

Entre os que desaprovam a gestão petista estão os homens, com ensino superior completo, com renda de mais de 10 salários mínimos, brancos e evangélicos. A avaliação negativa entre o eleitorado masculino cresceu nas últimas pesquisas.

Metodologia

A pesquisa Datafolha foi realizada presencialmente em 12 e 13 de dezembro com 2.002 pessoas de 16 anos ou mais em 113 cidades. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. 


      Por: Inova News      

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem