A Câmara e o Senado deverão eleger Hugo Motta e Davi Alcolumbre neste sábado.

Os dois candidatos são favoritos a vencerem suas disputas; A votação está marcada para as 16h, caso eleitos, terão mandatos até 2027

 

Fotos: Bruno Spada/Câmara dos Deputados | Marcos Oliveira/Agência Senado


A Câmara dos Deputados e o Senado Federal realizam, neste sábado (1º), as eleições para a escolha de seus novos presidentes. O deputado Hugo Motta (Republicanos-PB) e o senador Davi Alcolumbre (União Brasil-AP) são os favoritos para assumirem as respectivas Casas Legislativas, devendo exercer mandatos de dois anos, até 2027.

Na Câmara dos Deputados, Hugo Motta surge como o candidato extremamente favorito. Ele conta com o apoio de 18 partidos que, juntos, somam 495 dos 513 deputados da Casa, garantindo uma base majoritária e sólida para sua eleição. A votação está marcada para as 16h. Embora haja outros concorrentes, como o deputado Marcel van Hattem (Novo-RS) e o pastor Henrique Vieira (Psol-RJ), suas candidaturas são vistas como simbólicas, sem grandes chances de sucesso.

No Senado, Davi Alcolumbre, que já presidiu a Casa entre 2019 e 2021, também tem ampla vantagem na disputa. A sua candidatura é resultado de políticas articulares que garantiram um consenso entre os principais partidos, consolidando o seu favoritismo.

A eleição para o comando da Câmara e do Senado é crucial para a condução dos trabalhos legislativos e para a relação do Congresso Nacional com o governo federal. Os presidentes das Casas têm influência direta sobre a pauta de votações, a tramitação de projetos e a agenda política do país nos próximos dois anos.

Se confirmados os resultados esperados, Motta e Alcolumbre terão a missão de liderar um Congresso em um cenário político desafiador, marcado por debates sobre reformas estruturais e estruturais entre governo e oposição.

      Por: Inova News      

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem