Paraná Pesquisas: Se elegível, Bolsonaro ganharia de Lula no 1º e 2º turno

Bolsonaro venceria Lula com 45,1% a 40,2%; Michelle Bolsonaro e Tarcísio de Freitas empatariam num confronto direto contra o petista 

Foto: Ivonete Dainese


Se estivesse elegível, o ex-presidente Jair Bolsonaro, venceria o atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva em um segundo turno, caso as eleições fossem hoje.  É o que aponta a pesquisa recente do instituto Paraná Pesquisas. No cenário apresentado, Bolsonaro obteria 37,6% das intenções de voto, enquanto Lula alcançaria 33,6%, configurando um empate técnico devido à margem de erro de 2,2 pontos percentuais.

1º TURNO

·       Cenário Estimulado:

·       Jair Bolsonaro (PL) 36%

·       Lula (PT) 33,8%. 

·       Ciro Gomes (PDT) 7,7%

·       Gusttavo Lima (sem partido), 5,1%. 

·       Ronaldo Caiado (União Brasil) e Eduardo Leite (PSDB) acumulam 2,7% cada. 

·       Helder Barbalho (MDB) pontuou 1,1%.

 

Senário do 1º Turno

2º Turno

Caso as eleições fossem hoje, em um cenário somente com os 2 candidatos: 

·       Bolsonaro teve 45,1%

·       Lula aparece 40,2%.

 

Senário do 2º Turno

Outros Senários

A pesquisa também explorou cenários envolvendo possíveis sucessores de Bolsonaro. A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro aparece como uma candidata competitiva, com 27,5% das intenções de voto em um primeiro turno, contra 34,2% de Lula. Em um eventual segundo turno entre os dois, Lula teria 42,7%, enquanto Michelle alcançaria 40,8%, indicando um empate técnico.

Outro nome considerado é o do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas. No primeiro turno, Tarcísio teria 24,1% das intenções de voto, comparado aos 34,7% de Lula. Em um possível segundo turno, Lula registraria 43% contra 39,2% de Tarcísio, também caracterizando um empate técnico.

É importante lçembrar que Jair Bolsonaro está atualmente inelegível até 2030, após decisões do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Além disso, ele enfrenta investigações que o apontam como líder de uma suposta organização criminosa que teria planejado um golpe de Estado para mantê-lo no poder após as eleições de 2022.

Sobre a pesquisa

O levantamento entrevistou 2.010 pessoas dos dias 13 a 16 de fevereiro de 2025 em 162 municípios distribuídos em todas as regiões do país. A margem de erro da pesquisa é de 2,2 pontos percentuais, com 95% de grau de confiança. (Confira a íntegra da pesquisa)

      Por: Inova News      

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem