Prefeito do Senador Sá tem mandato cassado por abuso de poder político e econômico

TRE-CE determina novas eleições na cidade; prefeito fica inelegível por 8 anos

 

José Martins Barros Júnior, conhecido como "Bel Júnior" (Foto Reprodução)

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) decidiu, por unanimidade, cassar os diplomas do prefeito Senador Sá, José Martins Barros Júnior, conhecido como "Bel Júnior", e da vice-prefeita Maria Veriani Araújo Costa. A decisão foi proferida na última sexta-feira (31/01), após atuação do Ministério Público Eleitoral (MPE) por meio da Promotoria da 45ª Zona Eleitoral. Além da perda dos mandatos, o tribunal determinou a realização imediata de novas eleições no município e tornou Bel Júnior inelegível por oito anos.

Ação de Investigação Judicial Eleitoral

A Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) foi ajudada pela coligação “Pela Dignidade da nossa Gente”, composta pelo PSB e pela Federação Brasil da Esperança – Fé Brasil (formada por PT, PC do B e PV de Senador Sá). A coligação acusou o prefeito e a vice-prefeita de cometer abuso de poder político e econômico durante o evento de campanha “Cavalgada do Bel”, ocorrido em 17 de agosto de 2024.

Inicialmente, o Juízo da 45ª Zona Eleitoral de Massapê julgou uma ação improcedente, mas tanto o MP Eleitoral quanto a coligação recorreram, apresentando novas evidências sobre as irregularidades cometidas. O TRE-CE acionou o recurso e nomeou a gravidade dos fatos.

Provas e irregularidades constatadas

De acordo com as investigações, durante a Cavalgada do Bel, houve distribuição gratuita de brindes, como camisetas, chapéus e bonés personalizados, além de comida e bebida para os participantes. Provas como vídeos, fotos e depoimentos de testemunhas foram anexadas aos autos do processo, confirmando o uso da máquina pública para favorecer a candidatura de Bel Júnior.

Além disso, a festa contou com um show promovido pelo então prefeito, com artistas de renome local e regional, divulgado amplamente no perfil do Instagram de Bel Júnior. Outra irregularidade apontada pelo MPE foi a disponibilização de uma ambulância municipal para a cobertura do evento, sem qualquer requisição formal, configurando desvio específico.

Consequências da decisão

Com a decisão do TRE-CE, o município de Senador Sá deverá realizar novas eleições, e Bel Júnior ficará inelegível pelos próximos oito anos.

O prefeito e a vice-prefeita ainda podem recorrer da decisão, mas, por se tratar de uma decisão unânime do TRE-CE, as chances de reversão são reduzidas. A população do Senador Sá aguarda agora a definição de um novo dado para as eleições municipais.

      Por: Inova News      

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem