Indignação nos Correios: trabalhadores criticam patrocínio milionário à turnê de Gilberto Gil

Correios aumentam gastos com patrocínio no ano em 80 vezes, mesmo às voltas com insolvência

 

Foto: Reprodução

Servidores dos Correios manifestam profunda indignação após a empresa estatal ter desembolsado R$ 4 milhões para se tornar “patrocinador master” da nova turnê do cantor Gilberto Gil. O investimento, anunciado no fim de março, gerou revolta entre os funcionários, já que a empresa acumula um prejuízo declarado de R$ 2,2 bilhões apenas em 2025.

A situação dos trabalhadores

Os trabalhadores estão com uma situação complicada. Há denúncias de atrasos nos repasses ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e, mais recentemente, o plano de saúde foi descredenciado por falta de pagamento, levando à suspensão de atendimentos médicos.

Além disso, transportadores estariam a receber com atraso e uma greve não está descartada. O descontentamento aumentou ainda mais ao se saber que os Correios figuram agora ao lado de patrocinadores de luxo, como a Rolex, na turnê do artista baiano.

Apesar do uso de recursos públicos, o evento tem ingressos que chegam a custar R$ 1.530 – valor superior ao salário mínimo atual de R$ 1.518 – o que distancia ainda mais o público de menor renda de poder assistir aos espetáculos.

Outro ponto criticado pelos trabalhadores foi o gasto de R$ 1,3 milhão no “Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas” realizado em Brasília, em que o presidente Lula elogiou os gestores recém-eleitos. Para muitos servidores, esses gastos contrastam fortemente com a realidade vivida no dia a dia da estatal.

O que diz a estatal

Em resposta à coluna, os Correios defenderam o patrocínio como parte de um processo de “reposicionamento de marca”. A empresa também afirmou que está em tratativas para manter o plano de saúde ativo e restabelecer os atendimentos aos funcionários.

      Por: Inova News      

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