Correios aumentam gastos com patrocínio no ano em 80 vezes, mesmo às voltas com insolvência
Servidores dos Correios manifestam profunda indignação após a
empresa estatal ter desembolsado R$ 4 milhões para se tornar “patrocinador
master” da nova turnê do cantor Gilberto Gil. O investimento, anunciado no
fim de março, gerou revolta entre os funcionários, já que a empresa acumula um prejuízo
declarado de R$ 2,2 bilhões apenas em 2025.
A situação dos trabalhadores
Os trabalhadores estão com uma situação complicada. Há
denúncias de atrasos nos repasses ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço
(FGTS) e, mais recentemente, o plano de saúde foi descredenciado por falta de
pagamento, levando à suspensão de atendimentos médicos.
Além disso, transportadores estariam a receber com atraso e
uma greve não está descartada. O descontentamento aumentou ainda mais ao se
saber que os Correios figuram agora ao lado de patrocinadores de luxo, como
a Rolex, na turnê do artista baiano.
Apesar do uso de recursos públicos, o evento tem ingressos que
chegam a custar R$ 1.530 – valor superior ao salário mínimo atual de R$ 1.518 –
o que distancia ainda mais o público de menor renda de poder assistir aos
espetáculos.
Outro ponto criticado pelos trabalhadores foi o gasto de R$
1,3 milhão no “Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas” realizado em
Brasília, em que o presidente Lula elogiou os gestores recém-eleitos. Para
muitos servidores, esses gastos contrastam fortemente com a realidade vivida no
dia a dia da estatal.
O que diz a estatal
Em resposta à coluna, os Correios defenderam o patrocínio como
parte de um processo de “reposicionamento de marca”. A empresa também
afirmou que está em tratativas para manter o plano de saúde ativo e
restabelecer os atendimentos aos funcionários.
Por: Inova News
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